O samba de Marienne de Castro
Ouvir Mariene de Castro é como iniciar uma viagem rumo ao universo musical da inesquecível Clara Nunes. Não apenas pelo canto brejeiro de seus sambas, mas da sua indumentária sempre branca e das referências aos orixás e aos santos que estão sempre presentes nas atitudes e nas músicas entoadas pela sambista. Mariene de Castro que iniciou sua carreira como vocalista da “Timbalada”, tem como característica um repertório calcado em composições de sambistas baianos, em especial Roque Ferreira. Há, no entanto, espaço para Gerônimo, Roberto Mendes, J. Veloso e também do carioca Paulo César Pinheiro, seu admirador, até como prova da expansão do seu canto para além dos limites do estado baiano, como foi comprovado o destaque da cantora dado no Prêmio TIM ao seu primeiro cd “Abre caminho” em 2007.
Prova de todo esse reconhecimento é o recém lançado cd e dvd “Santo de casa”, onde Mariene resgata o verdadeiro samba de roda, que na Bahia ultimamente está sendo afogado pelo axé. O cenário é rico e bem produzido trazendo como parte da apresentação , atabaques, viola, acordeon, imagens de santos, exuberância nos figurinos - saias rodadas, contas de orixás, pulseiras coloridas - e muito samba nos pés (descalços) revelavam a origem da intérprete: uma baiana, bisneta de índios e neta de negros.
Mariene tem 15 anos de carreira e foi apadrinhada por Beth Carvalho, inclusive sua primeira aparição frente ao grande público foi em 2006, onde foi convidada a participar do dvd “Beth Carvalho canta o samba da Bahia”. Logo depois viria o excelente álbum de estreia solo “Abre caminho”. O dvd não traz grandes novidades aos que já conhecem o álbum de Mariene ou ao repertório que ela sempre cantou em seus shows, ela reproduz músicas de Dorival Caymmi, J. Veloso e também de Roque Ferreira. Inclusive prometeu neste ano lançar um álbum só de inéditas deste último compositor, assim como Roberta Sá fez no ano passado.
0 comentários: