Jorge Ben Jor traz show ao vivo de disco de 1974

Depois de diversas solicitações e pedidos feitos desde outubro de 2010, iniciando uma campanha feita no Facebook pelo jornalista carioca Bruno Natal, várias pessoas aderiram para que Jorge Bem Jor gravasse o disco no modelo “ao vivo” com a íntegra do álbum de 1974.
O motivo é que este álbum é o último que Ben Jor gravou utilizando o violão, logo depois aderiu à guitarra e desde então nunca se separou dela, criando uma nova fase em sua carreira.
Houve contudo pedidos de pessoas ilustres que ficaram à parte desse assunto e pessoas de peso incluíram suas declarações apaixonadas assim como Nina Becker, Tulipa Ruiz, Emicida e Pitty.
Nina Becker e Pitty destacam que esse álbum contém uma áurea mágica. Já o compositor e cantor Lucas Santtana diz que Ben Jor tem uma maneira única de tocar guitarra, e que no álbum “A tábua de esmeralda” na última faixa “5 minutos” é considerada uma das mais belas e inspiradas canções já gravadas na MPB. O músico (baterista e multiinstrumentista) Curumin anexou ao projeto um trecho de uma música da qual fez um cover de “Os alquimistas estão chegando”, grande destaque do álbum.
Um apelo verdadeiro de Bruno Natal é pelo motivo de que muitos jovens nunca tiveram a oportunidade de ver Jorge Ben Jor tocar violão. A própria mulher de Jorge já insatisfeita havia pedido há algum tempo para seu marido voltar a gravar com o violão que havia abandonado, em resposta ouviu dizer que na época Jorge fazia muitos shows e o som do violão nos ensaios e shows não era percebido pelo artista, sendo assim foi a guitarra quem deu esse retorno ao músico e dessa forma Jorge se adaptou facilmente à guitarra deixando para o lado o seu violão.
Jorge Ben Jor inclusive postou algumas vezes em seu twitter que agradeceu por esse incentivo e mesmo assim não havia dado nenhuma esperança de o projeto acontecer.
Mesmo assim a surpreendente notícia foi ouvida em um show que Jorge fez mês passado do qual ao final do show o cantor disparou que estava ensaiando no violão todas as músicas que compõe o clássico disco “A tábua de esmeralda”. Oportunidades dessas não aparecem todos os dias, inclusive de artistas reclusos e sistemáticos como Ben Jor. Um dos motivos que emocionaram Jorge à pensar novamente em regravar o álbum foram os vídeos recebidos e os apelos das pessoas que pediam o show ao vivo na íntegra. Jorge disse que esse é um álbum muito importante de sua carreira e que ele tem o maior orgulho desse LP. Essa notícia foi recebida com uma salva de tiros de muita alegria de todos os seus fãs e daqueles que admiram a música brasileira.
0 comentários: